Carregando...

BLOG

#SUSTENTABILIDADE

Carbono neutro: entenda esse conceito e valorize quem busca por ele

imagem

A sustentabilidade é uma das principais preocupações de organizações sérias e responsáveis. Promover esse conceito demonstra a consciência de deixar um mundo melhor para as gerações futuras e para o ecossistema como um todo.

O que significa Carbono Neutro

Em resumo, ser carbono neutro é saber exatamente quanto se emite de gazes que contribuem com o efeito estufa e balancear as demais emissões da empresa através da compensação.
Para isso, existem formas diferentes de se trabalhar, podendo ser através da compra de créditos de carbono ou através da formação ou recuperação de florestas em áreas degradadas ou não.
Um dos principais objetivos em ser carbono neutro, é frear o aquecimento global e as mudanças climáticas e, assim, evitar as grandes catástrofes anunciadas em função disso.

Como as empresas atingem o carbono neutro?

Não são todas as empresas que conseguem neutralizar a emissão de CO₂ na própria companhia e, em virtude disso, o processo pode ser feito pela compra de créditos de outras empresas que emitem gás neutro.
Quem gera créditos de carbono pode fazê-lo de diversas formas. Veja a seguir:

- Aterros sanitários com biodigestores: o biodigestor ameniza os danos socioambientais provocados pelos aterros e lixões, produzindo biogás ou biofertilizantes, que geram energia limpa.

- Reflorestamento: o reflorestamento representa grandes benefícios para aumentar recursos hídricos, produção de madeira sustentável e muito mais. No que diz respeito ao carbono neutro, essa prática retira CO₂ da atmosfera e reduz o efeito estufa.

O conceito de carbono neutro, aliás, não é aplicável só a atividade ou a empresas. Uma pessoa que controla e compensa o carbono emitido durante sua rotina pode, em tese, ser considerada “carbono neutra”. O mesmo vale para um país, que mede o conjunto de suas emissões e as balanceia com captura de CO₂ ou compra de créditos.

Fonte: Blog Arauco